top of page

Viaje sem peso na consciência

Atualizado: 7 de mar. de 2023

Descansar o corpo e a mente é necessário, mas como fazer isso sem criar um estresse ainda maior pelas contas que se acumulam no começo do ano? Confira nossas dicas!



Depois de muito trabalho, correria – e talvez até mesmo alguns perrengues financeiros para lidar – é normal sentir vontade de fazer uma viagem para aproveitar as festas e descansar um pouco antes de voltar para a rotina.


Mas o que para muitos é sinal de descanso, para outros pode significar ter ainda mais dores de cabeça. Afinal, como encaixar as despesas de uma viagem no orçamento?


Confira abaixo algumas das nossas dicas para viajar sem peso na consciência!


Conte com um bom planejamento financeiro


Quando vamos montar um planejamento financeiro, é muito comum pensar apenas nas contas que temos para pagar e nas despesas mensais – e isso está correto.


Mas você sabia que um bom planejamento financeiro pode te ajudar a viajar com mais tranquilidade?


Uma coisa importantíssima que precisamos lembrar é que, além de colocar as contas no azul, o planejamento deve ser capaz de permitir realizar sonhos e aproveitar bons momentos de lazer, seja sozinho ou ao lado das pessoas que amamos, o que inclui realizar viagens sem gerar novos perrengues para lidar.


Com uma organização financeira em dia, você passa a ter poder de escolha e segurança no momento de direcionar o seu dinheiro, conseguindo decidir sobre itens que podem ser cortados do orçamento, para que o valor que sobrou possa ser guardado para uma viagem de férias, por exemplo.


Quer saber como organizar sua vida financeira? Confira nossas dicas nesse blog.


Planeje sua viagem com antecedência


Dois dos maiores inimigos do dinheiro são, com certeza, a pressa e a impulsividade, pois ambos acabam gerando gastos muito maiores que o necessário.


É claro que períodos de temporada como as férias escolares costumam ser mais caros para viajar, pois um número maior de pessoas procura passagens e hospedagens nessa época, então a primeira dica é procurar organizar sua viagem para que ela aconteça fora dessas épocas.


Como nem sempre é possível se organizar dessa forma, fazer um planejamento com antecedência te permite evitar os altos custos da temporada.


Um exemplo disso está no valor das passagens, que costuma ser bem menor quando a compra é feita alguns meses antes da viagem. Hotéis e pousadas também tendem a aumentar o valor das diárias para reservas feitas em cima da hora.


Entenda todos os gastos envolvidos em uma viagem


Mesmo se planejando com antecedência, um erro muito comum que pode deixar sua conta no vermelho é não considerar todos os gastos envolvidos na viagem.


Sabe aquela dica do planejamento financeiro de colocar TUDO na ponta do lápis? Ela precisa ser aplicada aqui.


Passagens, hospedagem e alimentação costumam ser sempre lembradas por quem está criando um orçamento para viajar, mas existem gastos considerados pequenos que, quando somados, podem se tornar um grande problema, como por exemplo os souvenirs (as famosas lembrancinhas) comprados para levar para casa ou presentear alguém.


Itens como passeios, entradas de parque e custos com transporte público ou aplicativo também precisam ser contabilizados no planejamento, pois consomem boa parte do orçamento final.




Temos certeza que com essas dicas, você poderá viajar com muito mais tranquilidade, tendo consciência sobre como utilizar o dinheiro ao seu favor!



Gostou do conteúdo? Siga a gente nas redes sociais no Facebook, Instagram e LinkedIn.
15 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page